domingo, 15 de abril de 2012

Da Religião I - A Fé

No texto em que me apresentei descrevi-me como uma pessoa religiosa, por isso, dediquei este Domingo a pensar no que poderia escrever sobre Religião. Depois de meditar sobre os variados temas que podem ser abordados, decidi falar sobre o que, na minha opinião, é o mais importante de Todos - A Fé.

Para qualquer pessoa que acredita em Deus, sabe que é necessário ter Fé, Fé em Deus, Fé nas suas obras, Fé nas bênçãos que recebe e respostas a orações, Fé nos testemunhos que se ouvem,etc..
Sou um Cristão por isso, a todas as anteriores, acrescento que tenho Fé em Jesus Cristo, Fé na expiação que ele fez por nós, Fé no Espirito Santo e que ele testifica das coisas que são verdadeiras. 
Acredito que muitos Ateus, Agnósticos, que passem por este blog estejam a pensar "vamos ver o que vai sair daqui". Confesso que falar de Religião sempre foi complicado. Muitas pessoas gostam de discutir sobre Religião, gostam de racionalizar sobre Religião e, acima de tudo, gostam de confrontos quando se trata de Religião, principalmente falar mal e criticar a Fé das outras pessoas.

Bem, Eu não tenho vergonha no que acredito, aliás, eu tenho a certeza que aquilo que acredito é Verdadeiro, a minha Fé cresceu o suficiente para me ser possível ser mais forte que as críticas e que os ataques do mundo. Ainda muito tenho de trabalhar espiritualmente mas, quanto mais estudamos, orámos, e praticamos a nossa Fé, mais ela cresce e mais se fortalece.

Mas afinal o que é Fé?

A definição mais imediata é dizer que Fé é acreditar nas coisas que não se vêem, isto é, que não estão acessíveis aos nossos cinco sentidos para serem medidas, tocadas, vistas,etc.. 
Este facto é bastante importante. Nós não precisamos de Fé para saber que o monitor , que está mesmo à frente dos nossos olhos, é real e está aqui. Fé implica uma forma mais pura e mais forte de acreditar. 

- Implica uma forma mais pura e mais forte de Agir. - 

Mas não basta dizer que acreditamos em Deus. A verdadeira questão é:
- O que eu vou fazer em relação à Fé que tenho?.

Se acredito em Deus, se tenho Fé em Deus, então também acredito na sua obra, nos seus Profetas, acredito nos seus mandamentos, acredito nas revelações que ele me mostra, acredito nas escrituras, acredito que sou um instrumento nas suas mãos. Então, se acredito nisto tudo, vou Agir. Vou exercer de minha Fé e tentar cumprir todas estas coisas. 

Fé, sem acções, não vale, é morta. É como dizer que se Ama uma pessoa e nunca se demonstrar esse Amor. Se não demonstras esse Amor então não Amas. É duro mas é a realidade. A Fé implica acção. Se eu tenho Fé nos mandamentos de Deus, então irei tentar cumpri-los. A maravilha é que à medida que os cumprimos vamos entendendo melhor o significado desses mandamentos, do porquê de eles existirem, do seu significado mais profundo. Quanto mais compreendemos mais fácil fica cumprir e mais fortalecida estará nossa Fé, como consequência, mais abençoados seremos.

A vida pode ser um desastre, conheço casos assim, mas vejo a Fé dessas pessoas e vejo que, apesar de tudo estar a correr mal, eu vejo o quão felizes eles são. A Fé dá uma nova perspectiva sobre a vida. O que era mau deixa de ser tão mau porque nós sabemos que não estamos sozinhos, que temos um Pai que nos Ama e nos ajuda, seja de que maneira for (directa ou indirectamente). Vejo Famílias que lutam, todos os dias para ter pão para colocar na mesa e todos os dias dão graças ao Senhor pelo pão que colocam na mesa, e vejo a felicidade deles, em Família, todo aquele Amor e União e tudo isto porque sabem que não estão sozinhos. 

É um conceito complicado de explicar porque é sentido. Não pode ser medido mas, através dele, todas as coisas poderão ser realizadas. 

Eu não escrevi este texto para vos convencer mas é meu desejo que ele toque vosso coração e nesse sentido deixo-o como meu Testemunho sobre Deus e sobre a Fé.. 


6 comentários:

  1. Porque uma raiz forte e profunda é a garantia de sobrevivência, crescimento, firmeza e produtividade de uma árvore.
    Se nós queremos sobreviver às tempestades da vida, se desejamos crescer em Cristo, ter firmeza espiritual e frutos que permanecem, temos que olhar com mais cuidado para as nossas raízes.
    Eu tento olhar...

    Beijo e obrigada pela tua visita:)

    ResponderEliminar
  2. Reparei que me adicionaste à tua lista de leituras. Obrigada. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens pelo que agradecer, já fazias parte das minhas leituras antes de adicionar :)

      Eliminar
  3. À medida que vejo e reparo nos comportamentos assumidos pela generalidade das pessoas, mais me convenço que Cristo tem TODA a razão sobre o Homem e o único caminho para ser feliz. Obviamente, é um caminho que preferimos contornar porque dá trabalho e exige que nos demos, tão contrário ao egoísmo - esse "deus" que faz tantas vítimas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquilo que o mundo descreve como restrições eu vejo como liberdade. Nunca me senti tão livre como me sinto hoje. Nunca me senti tão feliz como me sinto hoje. O Caminho a seguir é "estreito e apertado", ou seja, qualquer coisa pode nos fazer desviar desse caminho, mas é o facto de tentar, e de ter sucesso a cada passo em frente, que se vê a verdadeira Felicidade, aquele tipo de Felicidade que não dura apenas momentos mas dura uma Eternidade.

      Obrigado Ana, pelo comentário

      Eliminar
    2. Exactamente. Também é assim que vejo as chamadas "restrições".

      Eliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.