sexta-feira, 13 de abril de 2012

Das Virtudes I - A Esperança

Hoje estava a pensar sobre o que escrever e veio a palavra - Esperança - à minha mente. 

Nos dias de hoje acho que esta é uma das virtudes que se perde mais facilmente. As pessoas estão a ficar cada vez mais negativas e sem esperança num futuro.
Confesso que o mundo não está a ajudar, com as sucessivas crises económicas que vivemos, com o desemprego a aumentar, com as perspectivas de um futuro de sucesso diminuídas, é difícil manter o bom ânimo.

Para mim é uma luta diária manter a boa disposição e o optimismo mas tenho conseguido. Estou a acabar um mestrado com uma tese que bateu numa parede e sem certezas de continuidade a nível de emprego, porque certezas ninguém as consegue ter hoje em dia. O que me dá esperança é que se fizer um bom trabalho de investigação, esse trabalho será reconhecido e, quem sabe, até recompensado. 
Acredito que temos de manter sempre o optimismo e a Esperança de que tudo vai correr pelo melhor. Não falo em viver aluado mas, uma pessoa, consegue ser realista e mesmo assim ser um optimista. Se nós não tivermos esperança de que vai correr tudo bem já não iremos dar o nosso melhor. Pensem bem, quando vamos fazer alguma coisa já a pensar que vai correr mal, ou que não vai dar em nada, não vamos dar o nosso melhor e os resultados já estarão longe do satisfatório. Se não temos o desejo para que as coisas corram bem, elas não vão correr bem. 

A Esperança é essencial em todas as situações sejam elas familiares, profissionais, amorosas, sociais, ou até económicas. Já conheci pessoas com falta de esperança em muitas situações. Algumas tinham uma família que se dava mal e perderam a esperança de que fosse melhorar, outras perderam o emprego e a esperança de encontrar outro, outras zangaram-se com os namorados e perderam a esperança de voltar a Amar,etc.. Quando uma pessoa perde a esperança ela deixa de agir. Nós nunca devemos parar e baixar os braços. 
Se a família vive num mar de discussões, vamos agir e tentar acalmar os ânimos (com actividades, com conversas, com noites-familiares,..); 
Se perdemos um emprego, não vamos baixar os braços e ficar em casa, vamos sair à rua e procurar, pode demorar mas se ficarmos parados ele não vai bater à porta; 
Se perdemos um grande Amor, não devemos baixar os braços e fechar nossos corações ao mundo, devemos abrir nossos corações ao mundo e preparar para um outro grande Amor. 

Devemos sempre agir, devemos ter o desejo de ser felizes e fazer por isso. Devemos ter Esperança que o amanhã será melhor que hoje. Por mais escura e assustadora que seja uma tempestade, a luz da Esperança irá sempre brilhar, só temos de abrir os olhos e iremos encontrá-la. 

Por mais utópico que seja o que vou escrever - a vida é tão difícil quanto queremos que ela seja - As dificuldades vão estar sempre lá mas é a nossa atitude ao enfrentá-las que vai determinar se vamos sair vitoriosos ou derrotados. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.