domingo, 27 de maio de 2012

Da Religião VII - A Ciência I

Imagem retirada do site http://www.futurity.org/

Já vão alguns dias desde que não escrevo, seja falta de tempo ou porque tenho estado a pensar na melhor forma de escrever este texto de hoje.

Já à muito tempo que tenho desejado escrever sobre como consigo manter a minha Fé e ser um homem da Ciência ao mesmo tempo. É um tema muito complicado de discutir dado envolver coisas muito profundas e pessoas como a Fé, como o nosso Conhecimento das coisas espirituais e do mundo. Sei que é um tema onde muitos discordam, muitos discutem as teorias, onde muitos usam a ciência para negar a religião e outros usam a religião para calar a Ciência. Devido ao tema ser muito controverso eu irei manter a orientação pessoal deste texto, por isso não desejo criar conflitos pois isto é a minha opinião e não a opinião da Igreja a que pertenço.

A Ciência, desde os tempos antigos, é uma ferramenta usada pelo Homem para criar, sejam ferramentas para trabalhar,técnicas de medição e geometria (pensem nas pirâmides do Egipto), observação dos astros, criar grandes edifícios ou um relógio atómico, criar a imprensa ou a Internet. Enfim, a Ciência permitiu ao Homem criar variadas ferramentas que o ajudaram a tornar a vida mais fácil e mais eficiente. Também permitiu dar a entender certos fenómenos, com teorias e postulados que tentam explicar o mundo, e o Universo, da melhor maneira possível e conhecida até então. 

A Ciência é a forma do Homem de Conhecer e interpretar o mundo. É fundamentada em teorias que podem mudar à medida que o conhecimento, e a tecnologia, evoluem. Planck uma vez disse "às portas do Templo da Ciência tem escritas as seguintes palavras : Deves Ter Fé " . Planck era um cientista e um religioso, aliás, grandes mentes da ciência eram religiosos. Desde Arquimedes, Gauss, Galileu, Newton, Einstein, Henry Eyring, Planck, etc.. 
Um cientista, de certa forma, sabe o que é ter Fé. Pode não ser a Fé que uma pessoa religiosa (E praticante) tenha mas sabe o que é ter Fé em algo que ele acredita, e trabalha, e os seus colegas, ou comunidade cientifica, não acreditam ou até menosprezam.  

Existem pontos na religião que criam grande conflito com o mundo da ciência. Podemos ir desde a forma como o Universo foi criado até à teoria da Evolução. Eu não desejo entrar em detalhes nestes temas, pois a minha opinião está formada e dificilmente alguma teoria dos homens me irá fazer mudar de opinião, pois não passam disso, de uma teoria dos homens. Apenas digo uma coisa, as escrituras (Bíblia por exemplo), não dizem como as coisas foram criadas apenas dizem que foram criadas. Há certos detalhes sobre a Ciência do Universo que não interessam ao Homem saber, pois não interessam para a sua Salvação. Pois é isso que interessa, a Salvação do Homem e não como o universo foi criado, pois isso não passaria de uma curiosidade académica e curiosidades não têm lugar em algo tão Sagrado como a Palavra de Deus, ou as Escrituras. 

Apenas posso Testificar-vos que o Mundo é muito mais do que aquilo que os nosso olhos vêem e os nossos aparelhos medem. Que as nossas teorias apenas arranham a superfície da Ciência de Deus e que, apesar de que um dia tudo irá ser revelado, essas coisas não são importantes para a nossa Salvação. Se o Homem já se distrai com filosofias e questões irrelevantes, imaginem como seria se soubessem muito mais. Um dia o Homem pegou em um átomo e fez uma bomba, imaginem se tivesse mais Conhecimento. 

Claro que a Ciência é importante, estudar é muito importante. Se eu não acredita-se nisto eu não seria um Biofísico. Vim para esta área para saber mais como funcionam as coisas, como o mundo funciona - como quem desmonta um relógio para ver como as peças se encaixam. Quando comecei a investigar percebi a mensagem de Planck, e quando meu conhecimento Espiritual começou a aumentar muito, percebi o quão pouco ainda sabemos. 
O meu lado Espiritual ajuda-me muito a entender a física, química e biologia. É complicado explicar como mas, como um terno Pai, Deus deseja o nosso melhor. Esta foi a profissão que escolhi e será ela que irá sustentar minha família um dia, por isso Ele deseja o meu melhor e que eu tenha sucesso. Claro que tenho de trabalhar para isso e dar o meu melhor, todos os dias, no meu trabalho. Todos os dias Oro ao Pai para que ele abra minha mente e me ajude no meu trabalho; isto eu faço como também o faz um sapateiro, quando Ora ao Pai para que Ele o ajude em seu trabalho. 
Quando o meu Conhecimento espiritual ficou mais maduro olhei para o que aprendi antes (em física e biologia) e vi algo maravilhoso, difícil de explicar. Algo que antes via como triste e mecânico eu comecei a ver como Belo e cheio de Vida. Desde um simples átomo, a uma molécula de ADN, até à vastidão do Universo, o Meu entendimento mudou e a minha visão do mundo mudou. 

Apesar de tudo, nada do que me foi ensinado na escola e universidade, vai contra o que acredito e que tenho Fé. Pelo contrário, abriu os meus olhos e agora vejo mais. É assim que funciona a nossa Fé, quando é verdadeira e humilde então a Luz será maior, o que nos vai permitir ver mais do Mundo e das maravilhosas Criações de Deus. 


As coisas da Ciência têm de ser bem estudas e ponderadas, como qualquer filosofia, pois há sempre enganos, sempre contradições e aproximações. Haverão sempre teorias que são verdade hoje e amanhã já são mentira. As coisas do Homem são falíveis e mutáveis mas podemos sempre encontrar segurança de que as coisas de Deus serão sempre Perfeitas, sempre o foram e sempre serão, e serão sempre para o nosso Bem e para a nossa Salvação.

5 comentários:

  1. Um dia, há uns anos atrás, perguntaram-me "acreditas em deus?". Respondi que não interessa nada se acredito ou não. Não interessa discutir a existência de deus do ponto de vista intelectual. O que existe, existe. O que é, é. Muito para além de qualquer ideia ou filosofia passível de ser discutida.
    A vida simplesmente é. Para além de nós, gente humana.

    Claro que o exercício de pensamente científico ou qualquer outro argumentativo tem piada. É engraçado dar voltas ao cérebro e encontrar soluções, novos argumentos, novos relacionamentos entre factos. Mas não deixa de ser um exercício. Um exercício divertido, ok. Mas apenas um exercicio. Realizado dentro de algo muito mais vasto...

    Isto tudo para dizer que gostei muito desta frase:
    "Apenas posso Testificar-vos que o Mundo é muito mais do que aquilo que os nosso olhos vêem e os nossos aparelhos medem. Que as nossas teorias apenas arranham a superfície da Ciência de Deus e que, apesar de que um dia tudo irá ser revelado, essas coisas não são importantes para a nossa Salvação."
    (afinal é mais do que uma frase...)

    ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós, como ser humano em geral, temos a tendencia de complicar o que é simples, de filosofar à volta de questões irrelevantes para o crescimento Humano, não como um animal comparavel aos outros mas como um ser Belo, Divino e cheio de potêncial.

      Obrigado por deixares teu comentário :)

      Eliminar
  2. Correndo o risco de estar a ser inadequada e/ou incorrecta, acho que a ciência e a religião estão interligadas, quase como senão mesmo um circulo que as une....
    (Peço desculpa se estou enganada mas é a minha opinião e como imagino na minha cabeça :D)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não diria interligadas mas diria que as duas falam da mesma coisa. Uma fala à maneira de Deus (religião) e a outra à maneira dos Homens. Um dia elas talvez se encontrem mas acredito que hoje nós não sabemos mais devido ao orgulho e às distrações do Homem. Seja por fundamentalistas religiosos seja pela falta de Fé dos Homens da ciência.

      É apenas uma questão de abrir os olhos e desejar ver

      Eliminar
  3. podes visitar meu blogg ossegredosdareligiaoe comentar ve testemunho na visaode uma criança

    ResponderEliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.