quinta-feira, 12 de julho de 2012

Das Virtudes XI - O Trabalho

Pois, trabalho. Esta tem sido a causa da minha 'ausencia' do Blog. A minha tese chegou a uma espécie de climax o que causou grande concentração de minha parte. 

Como sempre, tenho ideias para novos textos mas faltou-me o tempo para parar e ponderar sobre o que escrever. Como não gosto de escrever por escrever então preferi nem sequer tentar escrever algo estes ultimos dias. No entanto cheguei ao dia de hoje. Depois de um inicio de tarde a analisar uns resultados, comecei a pensar na grande virtude que é o Trabalho. 

Desde que a raça humana começou a viver em sociedade começou a ser criado o conceito de trabalho - trabalho pelos outros, pela sociedade, e para nós - para nos sustentar. Desde o inicio da Biblia Sagrada - livro de Génesis diz - No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; (Gênesis 3:19). O trabalho, além de necessário, é um mandamento. Ninguém deve viver às custas de outrem, ninguém deve viver à custa do trabalho de um povo (não desejo comentários políticos em relação a isto porque isto não é um comentário politico). Politicas à parte, podemos ver que durante a nossa história, temos pessoas que, tornando-se mais influentes, mais ricas, mais estudiosos, sendo do clero ou até governantes, começaram a achar-se melhores que o resto do povo. Estas pessoas, em seu orgulho, começaram a exercer autoridade injusta sobre seus semelhantes. Deixaram de trabalhar para o seu sustento mas começaram a dizer que os outros é que deveriam trabalhar para o sustentar a eles e a si mesmos.

O trabalho é algo que nos fortalece. O trabalho, seja ele qual for, é algo que nos torna mais independentes, algo que nos ajuda a aplicar todo o nosso conhecimento numa causa justa, que é a de sustentar nossa família e a de trabalhar para uma sociedade melhor. Todo o tipo de trabalho, desde o cantoneiro até a um politico, são trabalho necessários e cada um com o seu papel especifico e importância para a sociedade.
Existe uma frase que se diz no teatro que é "não existem papeis de segunda, apenas actores de segunda", esta frase irei passar para o trabalho e dizer que - não existem trabalhos de segunda, apenas existem trabalhadores de segunda. Ninguém gostaria de trabalhar a apanhar o lixo na rua mas imaginem se essas pessoas não existissem? Ninguém gostaria de trabalhar como caixa em um supermercado mas não fossem eles não seria possível fazer compras facilmente.
Todos temos o direito de gostar mais de um trabalho do que de outro mas quando estamos a trabalhar em algo que não gostamos, seja por necessidade ou porque é simplesmente chato, nós não temos o direito de prejudicar terceiros devido a este nosso estado de espírito, isto é, independente do que estamos a fazer, devemos fazê-lo diligentemente e com a qualidade que gostaríamos ver se fossemos nós o patrão ou o cliente.  

Acredito que seja difícil esboçar um sorriso quando estamos a trabalhar em algo que não gostamos mas acho que deveríamos sorrir por simplesmente estarmos a trabalhar, principalmente quando muitos não têm trabalho. Deixa-me triste quando vejo desempregados desesperados porque não encontram trabalho e não têm como se sustentar, conheci alguns assim, mas deixa-me mais triste quando vejo pessoas que têm um trabalho mas o que fazem mais é: 
queixarem-se do salário, 
queixarem-se da falta de benefícios,
queixarem-se da quantidade de coisas que têm para fazer,
queixarem-se dos colegas,
queixarem-se que o colega trabalha menos e ganha mais,
queixarem-se do cansaço,
queixarem-se que é longe (este até dou valor se o dinheiro do salário for quase todo para combustível/transportes)
queixarem-se, queixarem-se, queixarem-se.
Quando não temos ficamos tristes mas quando temos perdemos mais tempo a fazer queixas do que a trabalhar. 

No mundo em que vivemos nós devemos lutar pelos nossos Sonhos, devemos estudar e dar tudo para atingir o patamar que desejamos, devemos lutar e procurar pelo emprego que desejamos, mas, quando não conseguimos, devemos ficar contentes por ter encontrado algo que vá sustentando nossa família e a nós. Devemos dar Graças pelo que temos e continuar sempre a lutar, e a trabalhar, por algo melhor. Parece que estou a contradizer-me mas o que desejo é que nunca baixem os braços. Devemos sorrir, mesmo quando fazemos algo que não gostamos. Devemos trabalhar sempre com Diligência

Não vale a pena ser pessimista. O mundo já está cheio de pessimistas, de pessoas que vêem o mal em tudo, que não têm esperança em nada. Devemos ser diferentes, devemos lutar pelo que temos e por algo melhor. Devemos ser trabalhadores em todas as coisas, quer se goste ou não. Devemos de esquecer de nós próprios quando temos uma família, gente que conta connosco e com o nosso trabalho. Sorriam e dêem Graças pelas coisas que agora têm mas lutem sempre por algo melhor.


1 comentário:

  1. Eu acredito que nenhuma acção passa impune, boa ou má terá a sua recompensa e por isso tento fazer sempre as coisas bem...mas às vezes só recebo coisas más de volta.

    ResponderEliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.