quinta-feira, 26 de julho de 2012

Do Tempo III - A Música


"A música é o vínculo que une a vida do espírito à vida dos sentidos.
A melodia é a vida sensível da poesia."

A música sempre foi uma constante na minha vida. Desde que existo que ouço música. Ouço música quando estou alegre, quando estou triste, quando estou a trabalhar, quando estou a ler, quando estou a descansar, até já ouvi música enquanto dormia.

Acho que consigo criar uma banda-sonora da minha vida usando simplesmente música. Aliás, a minha peça favorita é a Nona sinfonia de Beethoven e sempre acreditei que ela descrevia  minha vida na perfeição. Outras músicas também são capazes de descrever pequenos episódios que se passaram comigo. Por exemplo, a música The poet and the pendulum dos Nightwish - a ultima parte dela, foi o catalisador de uma mudança na minha vida. A música kuolema tekee taiteilijan - "A morte cria um artista" é das minhas favoritas porque a letra explica um desejo constante meu - tornar-me melhor. Foi das primeiras músicas que aprendi a tocar no piano (completa). 

Uma música que aprendi há alguns meses, Moonlight Sonata - Beethoven, sempre foi uma música que sempre gostei de ouvir mas nunca teve um significado especifico para mim até ao momento que a aprendi a tocar. Um dia decidi aprender a tocar esta música e na semana em que a acabei eu fui rejeitado (talvez não a melhor palavra mas não encontro outra) a nível amoroso. Engraçado que esta música, que não é feliz, encaixou perfeitamente em um acontecimento que ocorreu na mesma semana em que conclui a sua aprendizagem. É talvez a minha música favorita para tocar, devido a todo o sentimento que transmite, mas ficou ligada a um acontecimento menos feliz. 

Adoro ouvir bandas sonoras de filmes. Não há nada melhor para relaxar, ou para trabalhar, ou até para um momento que precise de mais energia do que ouvir uma boa música criada para filmes. Alguns exemplos são bandas sonoras como The Last Samurai, The village, Inception, Gladiator, Braveheart, etc.. Ou as minhas favoritas de todos os tempo, até sei cantar algumas, que são as músicas da Disney. Ainda me vêm lágrimas aos olhos ao ouvir estas músicas. Sinto-me como uma criancinha.

Enfim.. Sempre que estou a precisar de ânimo, ou a precisar de pensar e fugir do mundo, eu sento-me ao piano e toco todas as músicas que me vierem à mente; desde Moonlight Sonata, Cannon D (Pachelbel), Hinos, musicas da Disney ou banda sonora,etc..  Simplesmente para me alegrar, para me fazer pensar e para esquecer o mundo e todas as suas tristezas e pressões. 
Nunca partilhei desde Talento com os outros, ou melhor, nunca o tornei útil aos outros mas decidi mudar isso e dedicar-me a dar música aos outros. Se temos Talentos devemos partilhá-los com os outros e não escondê-los. Apesar de ainda ter muito que aprender eu decidi perder a vergonha e tocar para quem precisa de ouvir. 

A música para mim é isso, uma demonstração de Amor para com os outros. Deve ser partilhada e dada a conhecer. Deve inspirar, deve criar, deve unir, deve despertar os melhores sentimentos que temos, deve nos acordar e fazer abrir os olhos, deve nos relaxar, deve dar-nos energia. A música, a meu ver, é uma outra linguagem divina e deve ser tratada como tal.. deve edificar e nunca destruir. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.