sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Da Alma XV e da Religião XIV - A Busca de Conhecimento


Bem, já há alguns dias que não escrevia nada. No inicio disse, para mim mesmo, que iria tentar publicar um texto por dias mas acho que sonhei alto demais. Não que tenha perdido o gosto pela escrita ou tenha ficado sem ideias, apenas fiquei foi sem tempo para parar e pensar em algo para escrever. Hoje decidi escrever sobre uma coisa que sempre me fascinou. Já falei um pouco sobre Conhecimento e Sabedoria (ver etiquetas para irem para os textos sobre isso), mas nunca escrevi sobre a busca de conhecimento. 

Queria escrever não sobre o conhecimento das ciências mas sobre o conhecimento das culturas e religiões do mundo. Existem muitas religiões, muitas crenças, muitas formas de demonstrar fé. Sempre tive curiosidade em aprender sobre elas. Já aprendi sobre algumas, sempre muito superficial, mas decidi começar a aprofundar mais. 
Como sabem, eu sou membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e como tal eu já tenho um testemunho sobre a veracidade do Evangelho, de Deus, do Filho, e das coisas de Deus. Apesar de saber estas coisas isso não me impede de aprender mais sobre o que as outras pessoas acreditam e seguem. Eu sei que, a nível de doutrina, eu já tenho um testemunho mas a nível de cultura, de como viver a fé, como aplicar o conhecimento com sabedoria, eu ainda tenho muito que aprender. 
Existem muitas coisas que podemos aprender com as outras religiões e culturas. O facto de, como Santos dos Últimos dias (e falando para vocês agora), apesar de terem um testemunho da Verdade do Pai, isso não implica que saibam tudo e muito menos implica que o Mundo é um local feio onde não se pode aprender mais nada. 

Um exemplo que aconteceu comigo, foi através do estudo sobre o Islão, sobre a sua reverência nas orações e jejuns, que eu vi como posso ser mais reverente. mais obediente e melhor em minhas orações e jejuns. A forma como eles se entregam a uma oração e a um jejum podem ensinar muito, mesmo àquele que tenha um Testemunho. Também aprendi com os budistas o que é a verdadeira humildade. 
Aos olhos do Pai nós somos todos iguais, nenhum é acima do outro. Ele nos Ama a todos por igual e deseja a nossa felicidade. Digo-vos meus irmãos, sejam da igreja ou não, eu sempre que vejo algo de bom em outra religião, mesmo que tenha tido origens diferentes, seja Maomé ou Buda, eu sei que vieram do Pai pois, tudo que é de bom vem de Deus. No livro de Mórmon, Alma 29:8, diz:

"Porque eis que o Senhor concede a todas as nações que ensinem a sua palavra em sua própria nação e língua, sim, em sabedoria, tudo o que ele acha que devem receber; vemos, portanto, que o Senhor aconselha com sabedoria, segundo o que é justo e verdadeiro."

Acredito que grandes homens receberam uma porção da "Luz da Deus", homens como Maomé, Buda, Lao Tzu, Confucius, João Calvino, entre muitos outros, receberam deste porção para que a luz do Pai continuasse a brilhar mesmo durante as trevas da ignorância, principalmente nos tempos antigos, onde a informação não era global como hoje. 

Essas pessoas ensinaram coisas muito boas e, apesar das diferenças da doutrina, existe muito que ainda podemos aprender com eles. Não nos devemos fechar ao mundo e achar que sabemos tudo. A vida é uma busca constante de conhecimento e, apesar da restauração da plenitude do Evangelho, que nos ensina tudo que precisamos saber para chegar ao Pai, somos também alertados que a maior parte do conhecimento não está nas escrituras em si mas na Inspiração do Santo Espírito quando as lemos, na aplicação do Evangelho no dia a dia, em cada ordenança e símbolo, em cada flor e em cada pássaro, em todas as criações do Pai. 

Aprender sobre os outros também nos ajuda a conhece-los melhor e a saber como os respeitar melhor, seja suas crenças seja como irmãos. 

Meus irmãos, temos a plenitude da Palavra do Pai e da sua Autoridade, restauradas mas o Conhecimento e a Sabedoria vêm com a leitura, com o estudo diário das escrituras, com o estudo das coisas que podemos aprender com os nossos irmãos, e vem principalmente com a aplicação diária da nossa Fé, do nosso Amor e de todas as coisas que aprendemos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.