sábado, 6 de outubro de 2012

Da Alma XVIII - Das mentiras


Antes de voltar ao último capitulo da Tese irei escrever sobre a mentira. 

Acredito que todos que lêem o blog reconhecem a personagem que coloquei acima, principalmente a sua famosa frase "Everybody Lies" - Toda a gente mente. 

Por mais triste que seja, em algum ponto da vida, todos acabamos por mentir. Podemos ser maus mentirosos, dizer pequenas mentiras que não magoam ninguém mas que acabamos por dizer. Mas porque o fazemos? Será por medo? Será porque temos receio de ser julgados? Será para proteger alguém? Será para magoar outra pessoa? Enfim, existem inúmeras razões para mentir. 

Pessoalmente eu desisti disso. Eu evito mentir a todo o custo. Mesmo que eu acabe por sair prejudicado - o que já aconteceu - eu prefiro dizer sempre a verdade. Porque usei eu o meu exemplo? Porque não sou perfeito, porque já estive do outro lado, porque sei mentir.. Eu sei o que magoa quando alguém descobre a verdade depois de ter sido enganado, eu sei o que magoa saber que as pessoas estão apenas a ser simpáticas perante uma situação, quando no seu intimo pensam o contrário. 
Falando do meu caso - Já menti por medo de ser gozado, já menti para fazer alguém sentir-se melhor, já menti para manipular e experimentar com pessoas. 

A mentira vem em muitas formas, muitas delas esquecidas pelas pessoas. 
- Mentimos quando não dizemos a verdade - muito óbvio..
- Mentimos quando sabemos a verdade e ficamos calados.
- Mentimos quando defendemos uma coisa e fazemos outra.
- Mentimos quando usamos algo que não é nosso e as pessoas pensam que é nosso.
- Mentimos quando permitimos que as pessoas pensem que somos algo que na realidade não somos.

Acho que de todas as escolhas que podemos fazer a mentira deve ser das mais fáceis. Como vemos, basta simplesmente ficar calado. É algo tão entranhado na nossa personalidade que existem pessoas que mentem compulsivamente, vivendo até vidas duplas. Tenho o hábito de ser bastante observador e se há coisa que me custa ver são pessoas a contradizer as suas próprias histórias. Contando mentiras em cima de mentiras. Algo que começou com uma mentira inocente do tipo - hoje não quero sair porque estou cansada - pode acabar com algo muito mau quando essa pessoa é apanhada em um café com outras pessoas. Ou ver pessoas a serem acusadas inocentemente porque os culpados não são honestos e aqueles sabem das histórias ficam calados - sem dizer nada.

Mas todas as pessoas sabem este tipo de mentira é feio e que não se deve fazer. Mas e as mentiras pequenas? 

Quando falo da honestidade com os outros existe um exemplo que gosto de dar:
Quando uma mulher pergunta ao companheiro - Estou bonita neste vestido? - E o homem diz que sim apenas para não se chatear.
Não discutindo a guerra dos sexos - Isto é muito comum. Às vezes mentimos apenas para não nos chatearmos ou para não magoar os sentimentos de ninguém. 
Também gosto de dar o exemplo de casos em que temos um familiar muito doente e, sabendo que as coisas vão correr mal, nós dizemos que vai ficar tudo bem e não tarda sairá do hospital. Acredito que em momentos destes a dor é tanta que preferimos dizer uma mentira mas não será que estas mentiras são ditas para nos enganarmos a nós próprios? Tudo vai ficar bem com ele, ele irá sair daqui não tarda

Defendo que devemos dizer sempre a verdade, em todas as situações. No caso de entes queridos com problemas terminais devemos contar a verdade para que ele se prepare e se mentalize - no fundo ele já sabe que está mal - nós sabemos quando as coisas estão para acabar. Devemos contar a verdade de uma forma amorosa, carinhosa. Tudo que é dito com amor, principalmente a verdade, acaba por fortalecer uma relação, até mesmo tornar o nosso próprio ser mais forte. Quando uma relação é quebrada porque a verdade foi contada então é porque algo já não estava bem. Talvez até acabem porque a decepção é tão grande e a nossa capacidade de perdoar é tão pequena que acabamos tudo. Acredito que haja por aí namoradas(os) com namorados(as) tão ciumentos(as) que têm medo até de dizer que saíram de casa com amigos. O ciume é um grande catalisador das mentiras - obriga os outros a dizer mentiras; quem não conhece o ditado que diz: o que os olhos não vêem o coração não sente? Pois, muitos casais acredito que vivam assim - já vivi assim - seja de um lado ou do outro. No caso do ciume isso faz parte do progresso pessoal - devemos batalhar contra ele e tornar mais confiantes em nós próprios e na pessoa que amamos. Já fui muito ciumento e acho que, apesar de não se ter notado muito, acho que, durante todo o namoro, nunca a tinha amado tanto como naquele momento em que disse a verdade. O choque da verdade foi estranho  e pesado mas o facto de se ter falado a verdade fez o amor que sentia simplesmente crescer. O resto cabia a mim resolver.

A mentira é algo que usamos para até enganar a nós próprios. Já fiz asneiras e disse a mim mesmo que não fazia mal , quando sabia perfeitamente que fazia mal e que estava a prejudicar-me. 

Mark Twain uma vez disse que não é preciso ter boa memória quando se diz a verdade. Pensem nisso, vamos pensar todos nestas coisas. Vamos pensar na energia que gastamos a contar mentiras e a planear esquemas, quando essa energia podia estar a ser gasta a edificar relações, a tornar um amor ainda mais forte e confiante. A confiança começa quando dizemos a verdade. As pessoas confiam em nós quando sabem que nós, apesar de todas as coisas, iremos sempre dizer a verdade e,mesmo que essa verdade cause dor, o Amor que sentimos irá aquece-los e conforta-los nos momentos de tristeza.




4 comentários:

  1. Já foste mentiroso? Fico sempre surpreendida quando alguém se mostra mentiroso e também quando dizem que o foram... É estranho isto em mim. Soube desde sempre que a mentira causa dor. Mesmo quando não sou uma das partes envolvidas, em que apenas "presencio" uma mentira, existe dor a formar-se em mim (claro, nem sempre, senão estaria toda rota, desgraçada...).
    Não quer dizer que diga sempre toda a verdade; ninguém precisa que eu lhe dê conhecimento de toda a verdade, apenas não digo "inverdades"... Se é azul, é azul, não é amarelo!
    Continua a incomodar-me o fato de habitualmente se considerar a mentira como um mal necessário... Necessário?! Necessário?! Ora porra, necessário é a coragem de dizer a verdade! Desculpa o desabafo...

    E ... obrigada :)
    Beijinhos
    AA
    Novo tema: "das vantagens da verdade"...? ...huummm... abusando da sorte??
    (temos, cada um de nós, o direito a dizer a verdade, a ser honestos connosco e com os outros, muito mais do que um dever, é um direito; o direito a ser quem somos, a não sermos julgados, a ser aceites independentemente do que pensamos e sentimos; permitirmo-nos dizer o que pensamos e sentimos é darmos um presente a nós próprios, é uma questão de respeito próprio...) (e pronto, lá vai um comentário maiorzito, quando era para ficar mais pequenito...)
    Beijinhos mais uma vez :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá ^_^
      Gostei do que disseste no final - o facto de as pessoas considerarem a mentira como um mal necessário e até um mal menor. Acredito que, de todas as coisas más que se possa fazer, a mentira deve ser aquela que as pessoas sentem menos remorsos pois fizeram disso um hábito - mesmo que seja apenas com as mentirinhas pequenas.
      Eu acho que todos, até certo ponto, já sentimos essa dor que falas. O que acho que acontece é que, como tu, uns param de mentir ou evitam a todo o custo - mantendo a sua "incência". Outros continuam por esse caminho das mentiras e inverdades e deixam de sentir a dor, ou de a reconhecer. Por isso acho que a mentira é daqueles "pecados" que as pessoas sentem menos remorso - porque deixaram de sentir a dor e de sentir que é algo mau.


      Quanto ao novo tema, vamos ver ^_^ heheh
      Beijinhos.

      Eliminar
  2. É "normal" mentir... Principalmente quando na fase da criança/adolescente quando ainda estamos a construir a nossa personalidade. Claro que já menti, foi assim que me "ensinaram"...:S

    E sinceramente detesto perceber que os pais e familiares que já são adultos ensinam às crianças o caminho mais fácil da mentira.

    Não sei se a ti te acontece mas eu noto que toda a gente à nossa volta mente o dia todo, são pequenas mentiras mas são constantes sobre coisas que não interessam a ninguém.

    Também já me deixei de mentiras e por causa disso choco muita gente. Não tenho culpa de me perguntarem sobre as coisas se não vão gostar da minha resposta :P Parto sempre do princípio que se me perguntam alguma coisa ou alguma opinião é porque querem a minha opinião sincera.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário :)

      Sabes - já notei isso e custa-me ver essas mentiras todos os dias. Pessoas que para fugir a algo arranjam as chamadas "desculpas" do tipo "Estou cansado" ou "doí-me a cabeça", apenas para fugir de um não que não conseguiriam justificar nem para eles próprios - principalmente quando são coisas de alguma importância.

      Quanto à ultima frase, eu já pensei assim; se perguntam alguma coisa é porque querem uma resposta sincera mas, acho, que cada vez mais as pessoas preferem uma mentira do que uma resposta verdadeiramente sincera.

      Beijinhos

      Eliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.