segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Da Religião XVIII e Alma XXV - Aos Pais


Um vez escrevi sobre a Família e a sua importância. Hoje irei falar directamente para quem é Pai, ou futuramente o será. 
Os alicerces do carácter de qualquer pessoa são construídos no seio da família, principalmente pelos Pais. Os filhos olham para os Pais como exemplo maior. Tudo que aprendemos, enquanto criancinhas, é espelhado pelo que vemos os nossos pais a fazer. Por esta razão, é necessário que os pais interiorizem que o seu exemplo é de suma importância para os seus filhos. Um pai que é desonesto, que é impaciente e explosivo, que discute em vez de conversar, que até seja agressivo, irá passar isso para os filhos, mesmo que os filhos nem reparem. Ao ver os pais a fazer algo errado as crianças irão crescer a pensar que o errado não é tão errado assim. Algumas poderão chegar à idade da responsabilidade e aprender, mesmo que sozinhas, que aquilo é mau, mas muitas continuarão a fazer errado pois viram os pais a fazer errado. 

A Presidência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias escreveu, um dia, uma proclamação ao mundo sobre a família  Esta carta não é apenas para membros, ou Fieis, mas para todos. Claro que é um documento religioso, pois descreve aquilo em que nós acreditamos, mas todo o mundo poderá ler e entender a importância da família e o dever dos pais.  

O marido e  a mulher têm a solene responsabilidade de amar-se mutuamente e amar os filhos, e de cuidar um do outro e dos filhos. “os filhos são herança do Senhor” (Salmos 127:3). Os pais têm o sagrado dever de criar os filhos com amor e rectidão  atender a suas necessidades físicas e espirituais, ensiná-los a amar e servir uns aos outros, guardar os mandamentos de Deus e ser cidadãos cumpridores da lei, onde quer que morem. O marido e a mulher — o pai e a mãe — serão considerados responsáveis perante Deus pelo cumprimento dessas obrigações.

É apenas um excerto do texto mas mostra algo relativamente importante para Todos. A responsabilidade do casal é amar-se mutuamente e amar os filhos. Amor implica tanta coisa.. implica que vamos colocar a família como prioridade máxima em relação às coisas do mundo. Os pais também têm o dever, e a responsabilidade, de ensinar os filhos a amar e a servir aos outros. Ensiná-los a guardar, desde pequeninos, os mandamentos de Deus. Quando somos bem ensinados em casa, quando os nossos pais são um bom exemplo, então nós iremos para o mundo bem mais fortalecidos e protegidos das tentações. 
Claro que poderão dizer que o mundo agora é uma grande influência para as crianças e jovens. Concordo plenamente, por isso eu disser que os filhos saem fortalecidos - não imunes. A escolha será sempre deles, ou nossa, se cedem às tentações ou não. No entanto, os pais devem usar de todo o seu poder e conhecimento, devem dar o seu melhor, para ensinar os filhos a percorrer o caminho certo. 

O problema dos tempos que vivemos é que os pais começam a descartar-se da sua responsabilidade. Filhos passam mais tempo a ser ensinados pela televisão e pela Internet do que pelos pais. Filhos passam mais tempo nas escolas, em actividades extra-curriculares ou em centros para jovens se entreterem, do que em casa a serem ensinados pelos pais ou simplesmente na companhia deles. Claro que existem pais que necessitam destas coisas pois trabalham durante muitas horas mas muitos outros usam destas "ferramentas" para literalmente se livrarem dos filhos enquanto vão para cafés, saem com amigos, entre outras actividades.. 

Falando directamente para os Santos dos Últimos Dias, a responsabilidade de ensinar o Evangelho aos vossos filhos, não é inteiramente da Igreja. A igreja usa das lições, e actividades, para enriquecer os vossos filhos e para promover o contacto deles com outras crianças e jovens que vivem os mesmos princípios mas, a responsabilidade de ensinar os filhos a viver o Evangelho é dos Pais. Os pais devem ensinar os filhos a orar e devem realizar, sempre, orações em familiar, noites familiares, estudo das escrituras em família  As crianças são irrequietas por natureza, dificilmente param para orar ou estudar mas, se os pais mostrarem perseverança em manter esta tradição de estudar em família  orar em família  e realizar actividades em família  então as crianças irão lembrar-se disso quando forem mais velhas.

De todos os desejos que algumas vez tive, apenas faltam dois realizar. Um deles é o de ser pai. Poderá demorar o tempo que for preciso mas eu sei que irei dar o meu melhor para ensinar os meus filhos a percorrer o caminho que sei ser o mais correcto. Os meus pais, apesar de não serem da minha religião, ensinaram-me bem, principalmente a ser responsável e disciplinado. A procurar o que é certo e a perseverar nas dificuldades. Eles são um grande exemplo para mim, mesmo que nem o saibam. Desejo ser um bom exemplo para os meus Filhos. Essa será a minha responsabilidade.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.