sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Da Religião XX - As Famílias podem ser Eternas


Talvez seja das maiores bênçãos que recebemos quando abraçamos o Evangelho e o aceitamos em nosso coração, a doutrina de que as Famílias podem ser Eternas. 
Existe um Hino na Igreja que se chama "As Famílias Poderão ser Eternas". A letra é a seguinte:

Uma família tenho sim; Eles são tão
Bons p'ra mim, quero viver com eles para a eternidade assim.

As famílias poderão ser eternas, no Plano do Senhor, pra com eles viver, pra eu sempre eu Merecer; O Senhor mostrou-me o que fazer, o Senhor,
Mostrou-me o que fazer.

Enquanto ainda jovem sou, eu irei me Preparar, p'ra que no templo do Senhor,
Eu possa me casar.

As famílias poderão ser eternas, no Plano do Senhor, p'ra com eles viver, p'ra eu sempre eu Merecer; O Senhor mostrou-me o que fazer, o Senhor,
Mostrou-me o que fazer.

Tão maravilhoso cantar e saber estas coisas. Este é um dos primeiro ensinamentos que aqueles que investigam a Igreja, para se converterem, aprendem através dos missionários. É tão bom saber que poderemos viver com nossas companheiras, filhos, pais, avós, todos juntos para a Eternidade. No entanto estas coisas não são um dado adquirido apenas porque o desejamos ou imaginamos. Como diz nas escrituras, estas coisas são feitas por meio de uma ordenanças chamada de Selamento
Em Malaquias 4:5 e 6 podemos ler que o Profeta Elias é que teve a responsabilidade e a autoridade para ensinar/ordenar o Selamento nos últimos dias e, através da Restauração do Evangelho, essa autoridade passou para Joseph Smith, pelo próprio profeta Elias:

5-Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR;
6-E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição. 

Mais Escrituras, já no novo testamento e Livro de Mórmon também proclamam as mesmas coisas:

A Pedro, Jesus Cristo disse e deu-lhe essa autoridade para Selar:


E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. Mateus 16:19

Quando Paulo fala aos Efésios, ele diz que estas coisas são realizadas através do Santo Espírito da Promessa (um dos nomes do Espírito Santo):


Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. Efésios 1:13



Nas Américas  ao povo que fugiu de Jerusalém 600 anos do nascimento de Jesus Cristo, Helamâ também recebeu essa autoridade:

Eis que te dou poder para que tudo quanto ligares na Terra seja ligado no céu e tudo quanto desligares na Terra seja desligado no céu; e assim terás poder entre este povo. (Helamâ 10:7)

E, já depois da Restauração essa Revelação é falada em Doutrina e Convénios 138: 47-48


47-O profeta Elias deveria plantar no coração dos filhos as promessas feitas a seus pais,
48-Prenunciando a grande obra a ser realizada nos templos do Senhor na dispensação da plenitude dos tempos, para a redenção dos mortos e o Selamento dos filhos aos pais, a fim de que a Terra toda não fosse ferida com uma maldição e totalmente destruída na sua vinda.


Através das escrituras aprendemos que a ligação entre marido e mulher, e a união de pais a filhos é feita, além de ser através do Amor que nutrem uns pelos outros, essa união é Selada pelo Santo Espírito numa ordenança chamada Selamento - realizada nos Templos do Senhor. Sem esta ordenança as ligações familiares perdem-se, ou seja, poderemos voltar a estar com essas pessoas mas elas serão como "nossos irmãos" e não como família ligada e selada. Esta doutrina vai contra o que o mundo ensina, isto é, contra os vários ensinamentos de que a morte é o final de todas as coisas, ou contra os ensinamentos que dizem que basta o Amor para ligar as pessoas até depois da morte. As escrituras ensinam o contrário e também ensinam que essas ligações, esses convénios de Selamento entre Marido e Mulher, Pais e Filhos, são apenas mantidas enquanto vivemos em rectidão e seguimos os preceitos de nosso Pai Celestial.

O Pai é um Pai misericordioso e justo e sabe que nem todos tiveram a oportunidade de serem baptizados e até de serem selados a familiares e ás pessoas que mais amam. Nós, que ainda andamos por cá, podemos e devemos fazer essas coisas pelos que já partiram, ou seja, através da genealogia e do trabalho vicário nos Templos do Senhor, nós realizamos estas ordenanças pelos que já partiram e não as conseguiram realizar. O mundo do Evangelho é Perfeito e todos têm essa oportunidade de ouvirem o Evangelho, serem baptizados e realizar todas as ordenanças, isto tudo se nós também fizermos a nossa parte de trabalhar por eles e de viver em rectidão para agir em nome do Senhor com Autoridade.

Da nossa salvação depende também a salvação de todos os que esperam pelo nosso trabalho no Templo e que esperam que nós sejamos a bênção pela qual eles sempre Oraram ao Pai para receber.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.