terça-feira, 13 de novembro de 2012

Das Virtudes XII - Não ter medo de ficar sozinho

Hoje gostaria de falar sobre algo que nos afecta a todos, que é o medo de ficar sozinho a defender algo em que acreditamos. 
Isto já vos deve ter acontecido pelo menos alguma vez na vida; estar em uma conversa normal, chegar a um tema controverso (tipo religião ou até politica) e nós ficamos com receio de expor o nosso ponto de vista apenas porque a conversa vai contra aquilo que acreditamos. Ou quando, com medo de ser gozados ou colocados de parte por um grupo, nós experimentamos coisas que em situações normais nós nunca experimentaríamos,  como o tabaco e álcool com os jovens. Enfim, existem inúmeras situações em que por medo, por receio de ser gozados, apontados, parecer diferentes, etc.., nós escondemos as nossas crenças e os nossos princípios  do resto do mundo.

É fácil defender o que acreditamos quando estamos junto a pessoas que defendem o mesmo, já não nos sentimos sozinhos. No entanto, é preciso coragem para ficar sozinho e não ter medo de defender aquilo em que acreditamos.  
Falando em termos religiosos, pois de politica basta os telejornais, quantas vezes nós evitamos dizer que somos de religião x ou y, apenas por medo da argumentação que virá? Ou quando evitamos expor as nossas crenças em locais públicos, usando frases ou imagens (como no facebook por exemplo), apenas para que as pessoas não olhem para nós de forma "diferente"?

Falando no meu caso em particular, quando fui baptizado n'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, também tive alguns problemas em expor minhas crenças. Podia dizer que o meu conhecimento ainda não era sólido o suficiente para defender aquilo em que acreditava mas agora posso dizer que não tenho medo de expor o que acredito, seja em que meio for, pois eu estou firme naquilo em que acredito, tenho Fé nestas coisas. Poderei tremer das pernas quando falo destas coisas em publico mas aprendi que a coragem é uma característica que se ganha apenas quando é aplicada na prática e em situações difíceis. Não sou perfeito nesta coragem mas acredito que estou no caminho certo. 
Aprendi que as pessoas, mesmo que acreditem em coisas diferentes das nossas, irão olhar para nós como bons exemplos quando nós simplesmente mostramos coragem em defender o que acreditamos. 

Devemos mostrar força quando estamos a defender algo em que acreditamos; seja a nossa Fé, seja o nosso conhecimento, sejam os nossos princípios morais. Não devemos ter receio de os mostrar ao mundo. Todos ambicionámos liberdade mas, sem a coragem para bater as asas e saltar do ninho, um pássaro nunca irá aprender a voar, de forma majestosa, pelos céus mas irá ficar restrito ao ninho e não vai progredir...

2 comentários:

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.