segunda-feira, 25 de março de 2013

Da Religião - O Apoio


Neste último domingo aconteceu a Conferência do Ramo de Guimarães. Apesar de ser um ramo pequeno, é sempre bom ver a capela cheia. 
Antes de prosseguir queria explicar o que é uma conferência no contexto d'A Igreja de Jesus Cristo. O que separa uma conferencia de uma celebração normal é o facto de as lideranças locais dirigirem-se a Guimarães. A reunião sacramental, na sua essência  continua igual mas a diferença agora é que serão realizados apoios aos lideres da igreja (Locais e Gerais) e, como no caso do passado domingo, o agradecimento a quem é desobrigado de chamados da igreja e o apoio a quem foi chamado. Os discursos são centrados nos testemunhos destas pessoas que lideraram e serviram os seus irmãos durante anos e fizeram isso sempre com muito Amor pelos outros. 

Eu gosto muito das conferências (seja de Ramo, Estaca, ou até a conferencia geral da igreja), porque elas são uma boa oportunidade para ouvir lideres inspirados que, com os seus discursos ou testemunhos, nos ensinarão coisas maravilhosas e até responder às nossas duvidas mais profundas. 

Voltando ao tema central.. O Apoio
Como falei acima, nestas conferências nós apoiamos quem é chamado para servir. O Apoio é simbolicamente realizado levantando a mão direita quando o nome da pessoa é falado. Mas o apoio vai muito além do levantar da mão. Apoiar os lideres significa que os vamos ajudar em tudo que pudermos e seja da nossa responsabilidade. Por exemplo, uma forma de apoiar um líder é simplesmente inclui-lo nas nossas orações diárias. Ou evitando causar problemas onde eles não existam ou possam ser resolvidos por nós próprios ou por quem de direito (existe uma hierarquia a seguir). Também mostramos o nosso apoio quando servimos os outros e magnificamos os nossos próprios chamados. 

Todos os lideres da igreja são chamados por Deus. Muitos que servem na igreja não têm grandes qualificações académicas ou altos cargos empresariais ou do estado. Grande parte destas pessoas são simples trabalhadores e com o mais humilde coração. Um presidente do ramo pode ser um simples electricista por exemplo. Eu quando fui chamado como secretário do ramo (Há dois anos e durou uns 8-9 meses), não percebia nada de como funcionava a igreja, pois tinha sido baptizado à 4-5 meses. Nem de papelada percebia (ainda não percebo :) . No entanto percebi que o Senhor nos ajuda quando nós damos o nosso melhor em servir os outros. Aqui também entra o apoio dos membros. Eu pouco tinha conseguido fazer, nos meus chamados, se os meus irmãos e irmãs não me tivessem ajudado, apoiado e acima de tudo ensinado a fazer as coisas. Servir com Amor não é algo que se aprende nos livros, como a humildade e vontade de servir também não são coisas que se aprende apenas ouvindo discursos. Os chamados servem para nos ensinar estas coisas - para nos tornar mais humildes e capazes de servir aos outros com Amor e rectidão. No entanto, todos os lideres da Igreja têm famílias para cuidar, empregos, necessidade de descansar dos seus labores e é preciso que todos lembremos essas coisas quando prometemos apoiar os nossos lideres. Não nos devemos esquecer que eles não foram chamados para ser nossos servos, apesar de terem sido chamados para nos servir (dá quem pensar, não é?). Por isso eles precisam das nossas orações, da nossa confiança, da nossa força e do nosso amor. 

Quando elevarmos as nossa mãos, em sinal de apoio, vamos lembrar estas coisas - que essas pessoas foram chamadas por Deus para servir em lugares de responsabilidade e que eles e as suas famílias necessitarão da força das nossas orações, da nossa amizade e do nosso amor, para que melhor sirvam nesses chamados.


Deixo aqui a lembrança que nos dias 6 e 7 de Abril irá acontecer a conferência Geral da Igreja. Deixo aqui os horários (se não houver mudanças):

Sábado, 6 de Abril de 2013
Reunião Geral da Sociedade de Socorro (retransmissão) - 15:00-17:00 h
Sessão de Sábado de manhã (ao vivo) - 17:00-19:00 h
Sessão de Sábado de tarde (ao vivo) - 21:00-23:00 h (apenas via internet)

Domingo, 7 de Abril de 2013
Sessão do Sacerdócio (retransmissão) - 10:00-12:00 h
Sessão de Sábado de tarde (retransmissão) - 13:00-15:00 h
Sessão de Domingo de manhã (ao vivo) - 17:00-19:00 h
Sessão de Domingo à tarde (ao vivo) - 21:00-23:00 h (apenas via internet)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.