sexta-feira, 22 de março de 2013

Do Tempo - O que os outros nos ensinam

No decorrer da nossa vida nós vamos assimilando conhecimento. Esse conhecimento vem das nossas experiencias pessoais, ou dos livros, mas grande parte dele vem, também, através dos exemplos daqueles que nos rodeiam. 

Muito eu aprendi através da simples observação das vidas daqueles que me rodeiam. Das suas atitudes em relação às dificuldades, da forma como reagem às alegrias, da forma como agem com os que lhes são mais próximos, da forma como vivem as suas vidas no dia a dia e como crescem (ou "decrescem") à medida que o tempo passa.

Muitas das nossas más experiências poderiam ter sido evitadas se nós tivéssemos ouvido e prestado atenção aos conselhos e aos bons (ou maus) exemplos daqueles que nos rodeiam. 
Porque é que nós ainda teimamos em fazer asneiras, como envolver com vícios que são destrutivos para o nosso corpo (e para o dos outros), quando existem inúmeros exemplos e estudos onde pessoas que se envolveram com essas coisas acabaram por ter vidas mais miseráveis e dolorosas. Ou porque é que jovens preferem justificar as suas asneiras nos maus exemplos - dizendo que "todos fazem isso" - e descartam, e até fazem troça, daqueles que são bons exemplos? 
Porque é que nós vivemos num mundo onde, cada vez mais, as pessoas são rápidas a ver o que há de mau nos bons exemplos, procurando sempre o que há de mal, apensa para justificar a sua própria incapacidade para serem felizes?

Esta semana tive a oportunidade de rever a minha vida em função daquilo que aprendi com uma pessoa que me era muito querida. Com ela aprendi o que é ter paciência, por exemplo. O que é aguentar as nossas dores físicas a cada dia que passa (até certo ponto passo pelo mesmo) e, mesmo assim, continuar a caminhar, apenas para agradar os outros e ver o mundo cá fora..sem desistir. 
Com ela aprendi uma coisa muito importante - que não devemos esperar que nos peçam para nós ajudarmos. Nós devemos ajudar sempre; ser prestáveis e amáveis sempre. Não devemos esperar que alguém peça ajuda para ajudar.. devemos simplesmente ajudar. 

Todos temos tanto para ensinar a quem nos rodeia. Sempre digo para sermos uma luz para o mundo. O mundo nunca precisou tanto de bons exemplos como hoje. Não tenham receio de seguir os bons exemplos, de aprender com eles, de crescer com eles. Não tenham medo de serem criticados por serem bons pois, no final da caminhada, aqueles que são realmente felizes são os que vivem sem olhar para trás e com a culpa de poderem ter feito diferente. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.