quinta-feira, 30 de maio de 2013

Da Religião - A Ovelha Perdida


E Chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir.
E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles.
E ele lhes propôs esta parábola, dizendo:
Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e não vai após a perdida até que venha a achá-la?
E achando-a, a põe sobre os seus ombros, gostoso;
E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.
Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. 
(Lucas 15:1-7)

Quantos de nós, Santos dos últimos dias, não tem amigos, familiares ou conhecidos que, por alguma razão, se afastaram do evangelho de Jesus Cristo?
Nós sabemos onde está a felicidade, sabemos que Ele vive, sabemos que Ele nos Ama e que ama a todos os seus filhos mas, muitas vezes, guardamos essa nossa felicidade no conforto dos nossos lares e capelas e não a usamos como Testemunho para ir buscar as ovelhas perdidas; aqueles irmãos que se foram afastando do caminho da felicidade e que, por negligência nossa não foram resgatados e agora estão longe.

Quando olho para uma congregação é sempre bom ver quem ainda cá está mas doí ver os lugares vazios onde antes estava um irmão. Uma das grandes razões que leva as pessoas a se afastarem é a desarmonia entre irmãos. Discussões e mal-entendidos levam pessoas,que outrora tinham Fé, a se afastarem da igreja. Há algo que todos devemos aprender - O Evangelho de Jesus Cristo é centrado no Amor! - Não pode existir amor se não existe perdão. Por maior que seja a ofensa que essas pessoas fizeram, se não souberem perdoar então não há amor. Só um 'pastor' amoroso deixa as suas 99 ovelhas bem comportadas e sai à procura daquela ovelha que se perdeu. Agora vamos olhar para nós próprios - O que é melhor? O que fazemos nós? Será que nos glorificamos nas 99 ovelhas que mantemos ou vamos sair do nosso conforto e procurar por aquela que se perdeu?  
Existe algo que já ouvi dizer n'A Igreja que é "poucos mas bons" - Isto é treta. Peço desculpa se feri sentimentos mas como podemos nós dizer estas coisas quando há almas que se perderam e elas não voltam porque os bons não as foram resgatar? Ou quantas almas ainda não ouviram as Boas Novas porque os bons não saíram da sua zona de conforto para ajudar na Obra Missionária, partilhando o evangelho até dentro de sua própria casa?

Estas pessoas que se afastam, muitas vezes, apenas precisam que se lembrem dela, que as vão visitar e mostrar que não foram esquecidas e que nós as temos sempre em nossas mentes e corações. Estas pessoas precisam de apoio para superar dificuldades (mesmo aquelas sobre dignidade e pecado) mas sentem vergonha em voltar à igreja, com medo de serem julgadas. Meus irmãos - Todos Somos Pecadores - se alguém tem pecado É na Igreja que deve estar. é lá que recebe ajuda, apoio, e é lá que irá sentir o amor e a harmonia necessária para se sentir bem. Mas estas coisas são em vão se nós não temos nem amor nem harmonia em nossos corações quando recebemos de volta essas ovelhas perdidas. Se elas são recebidas com frios olhares, com conversas paralelas, com julgamentos, então elas voltarão a fugir. É nosso dever - Como Santos dos Últimos Dias - seguir o exemplo do Bom Pastor, Jesus Cristo, e ser amorosos com todos, mesmo aqueles que se afastam e nos ofendem. Devemos ser como Ele e sair da nossa zona de conforto e ir buscar aqueles que se afastaram. É nosso dever, como filhos de Deus, olhar e zelar pelos nossos irmãos; sejam eles d'A Igreja ou não - Temos de Amar a todos por igual. 

Vamos sair à rua, vamos às casas das famílias afastadas, vamos orar e jejuar por eles, vamos convidá-los para noites familiares ou actividades. Vamos encher nossos corações de Amor e partilhar esse amor com quem mais precisa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.