quinta-feira, 20 de junho de 2013

Da Alma: O cansaço e o que motiva



Acho que mesmo durante as semanas em que trabalhava para a Tese eu não estava tão cansado como ando nestas últimas duas-três semanas. É nestas alturas que somos atacados pelo desânimo e eu sempre tive uma grande tendência para desanimar e ir abaixo. Para tentar contornar esse problema eu decidi encontrar mais alguma motivação e mais uma forma de encontrar forças para continuar motivado nas coisas que tenho a fazer.

Na semana passada eu decidi colocar quatro, das minhas escrituras favoritas, escritas em papel em frente à minha secretária. A primeira é:

Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.
Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.
Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.
Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos.
Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. 
(1 Timóteo 4:12-16)

Esta é realmente a minha passagem favorita em todas as escrituras. Motiva-me tanto espiritualmente como no que é material. Realmente devemos ser um exemplo para todos e ter a perfeita noção de que as nossas acções influenciam quem nos rodeia - seja para o bem como para o mal. Por mais que tentemos nos convencer de que as nossas acções só nos dizem respeito, elas vão afectar sempre quem nos rodeia; nem que seja pelo exemplo que dá-mos. Muitos que se sentem fracos vão olhar para nós e procurar por força e, por isso, devemos ser uma luz para essas pessoas.. o que me leva à minha segunda escritura:



Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. 

(Mateus 5:14-16)


Devemos ser uma luz para o mundo; não devemos esconder o que há de bom em nós mas devemos partilhar essas coisas com quem nos rodeia. É esta escritura que me inspira e motiva a sair de casa e ajudar os missionários, servir os membros d'A Igreja de Jesus Cristo e a servir todos os que estão à minha volta, nem que seja apenas na forma de exemplo.


E em verdade eu te digo que deverás deixar as coisas deste mundo e buscar as coisas de um melhor.
(D&C 25:10)

Esta é a minha assinatura de Email  É uma lembrança constante de que há mais no mundo do que aquilo que nos chega aos olhos. Devemos procurar pelo que é Espiritual e, dessa forma, seremos bem mais felizes. Nesta linha de pensamento chegamos à minha quarta escritura:



Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. 

(1 Coríntios 6:12)

Tenho esta escritura com uma fotografia do Templo por cima. Realmente nós temos o livre arbítrio para escolher entre todas as coisas mas nem todas essas coisas serão boas para nós. Esta passagem lembra-me constantemente que devo sempre ponderar as coisas que faço, digo e a forma como reajo. Lembra-me que devo ser disciplinado e tentar sempre não me deixar dominar pelo que é do mundo.


É difícil manter o ânimo nos dias de hoje. Por vezes acordámos e parece que o mundo está contra nós, até nós próprios; o cansaço faz com que nem disposição encontremos para escrever num blog mas devemos sempre levantar e continuar em frente.





2 comentários:

  1. :) Dizes muito e muito bem.

    D&C 25:10 - adoroooooo!

    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Dizes muito" .. será elogio? :P Depois vem o "e muito bem" e já fico menos assustado ;)

      Beijinho

      Eliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.