domingo, 9 de junho de 2013

Da Alma - Quem sou eu?


Estava a pensar sobre o que escrever hoje e, depois de vários momentos de vazio e de nenhuma inspiração, veio uma pergunta à minha mente - Quem és tu?

Engraçado que, com o passar do tempo e com o ruído do mundo, nós somos capazes de esquecer a resposta para tão elementar pergunta - Quem sou eu?
Sempre que estou com dificuldades maiores eu tenho a tendência para fazer esta pergunta a mim próprio. No passado eu a fazia no sentido de me deitar abaixo - "não és ninguém" "és fraco" "etc...." mas, com o passar do tempo e à medida que fui ganhando mais conhecimento - principalmente conhecimento sobre a minha própria pessoa, eu deixei de responder dessa forma. 

Muitas coisas nos definem e existe uma que nos eleva mais do que todas as outras - Eu sou um Filho de Deus. Não há nada mais maravilhoso do que saber isto - que eu sou um filho de Deus. Ao saber isto sobre a minha identidade vai criar uma reacção em cadeia que me vai possibilitar saber todo o meu potencial.
Como Néfi (Profeta do Livro de Mórmon) uma vez disse e eu transponho para o meu caso - sou filho de bons pais. Pais que me ensinaram as bases para que eu me torna-se aquilo que sou hoje. Não fossem eles e eu não teria a educação, oportunidades e o empurrão para que hoje eu soubesse o que sei e estivesse onde estou. 
Ao olhar para o meu ser eu também sou capaz de ver muitas outras características . Eu tenho um caderno onde escrevo sobre coisas que me acontecem, boas ou más, para que um dia possa ser dado como um legado para meus descendentes. Numa dessas páginas eu escrevi uma lista de coisas boas e más que eu via em mim próprio. Fiquei surpreso quando reparei que a lista das boas era maior que a lista das que ainda precisam ser melhoradas. Temos muito a tendência de ser pessimistas em relação a nós próprios e eu era dos piores. Depois de ler aquelas coisas isso mudou.

Quem eu sou? 
Esta pergunta torna-se, a cada dia, mais fácil de responder, principalmente quando sabemos onde estamos e para onde queremos ir; eu sei aquilo que desejo ser, o que desejo melhorar em mim. Por saber estas coisas eu sou capaz de me definir e.. deixo aqui uma citação de Lao Tse (filósofo chinês) sobre o resultado:
Quem conhece os outros é inteligente. Quem conhece a si mesmo é iluminado. Quem vence os outros é forte. Quem vence a si mesmo é invencível.

Quando sei quem sou, quando sei minhas fraquezas e virtudes eu sou, então, capaz de vencer a mim próprio e me tornar melhor do que aquilo que sou. É maravilhoso olhar para trás e ver o quanto já caminhei, o quanto já evolui. Apesar de o caminho ainda ser longo, sou capaz de ver o que já andei até agora e simplesmente não desanimar. Um coração que outrora era frio e distante foi capaz de se converter a algo amoroso e carinhoso. Este é apenas um dos resultados de uma mudança que sempre começa com um simples passo em direcção a algo melhor e bom. Todos podemos dar esse passo.. basta desejar mudar e agir segundo esse desejo.


1 comentário:


  1. Gostei de ler este texto...causou-me alguns arrepios como todo os textos ou palavras proferidas oralmente que "me dizem" alguma coisa, que fazem me sentido. Saber quem somos - conhecer valores, vitudes...
    Obrigada ;) Beijinhos!
    Também fico contente por te saber a "evoluir", mudar, crescer ;)... a mover. Dizem que movimento é vida. E deve ser;)
    Beijocas
    AA

    ResponderEliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.