sexta-feira, 25 de outubro de 2013

A Ilusão do Por do Sol



Há uns 3-4 anos atrás, no Verão, eu fui passar férias no Sul. Era o dia dos meus anos e, estava o dia quase a escurecer, e decidi sair sozinho para a praia. O sol estava a desaparecer no horizonte e as nuvens pintavam o céu de vermelho e laranja. Caminhei na areia até umas rochas, junto do mar, e sentei-me fitando o por do sol. O sol desaparecia e a lua começava a brilhar cada vez mais. Continuei ali sentado por duas horas, até passar a meia-noite.
Enquanto estava ali sentado, a fitar o sol e depois a lua, eu revivi muitos momentos da minha vida, tracei metas, pensava na minha vida até esse dia e no rumo que estava a seguir.
Ainda hoje faço isto; saio de casa e vou simplesmente andar para lembrar e esquecer. A ultima vez que fiz isso foi à sensivelmente dez dias. Sai para a universidade e, depois de ter tratado dos assuntos que ia lá resolver, caminhei até um jardim na cidade. Sentei-me lá, num banco de madeira, e fiquei a fitar o infinito. Lembro-me que estava a chover. Debaixo das árvores eu observava quem passava e, à medida que o sol desaparecia lá no fundo, eu esperava por algo. O sol desapareceu e eu voltei para casa.

Como o ciclo de dia e noite, a vida é feita de momentos de luz e momentos de pouca luz. Não existe uma total escuridão, apenas uma diminuição da luz que nos vai iluminando. A ilusão criada pelo por do sol é que a luz irá desaparecer e essa ausência cria ansiedade e medo nos nossos corações.  Se há algo que podemos aprender observando o ciclo de dia e noite é que o Sol irá sempre voltar a nascer e iluminar os nossos dias. Podemos estar a ver um por do sol mas, daqui a umas horas, poderemos ver o nascer do sol e senti-lo a aquecer a nossa face enquanto o fitamos.

Depois de um dia a viver o nascer do sol e o observar lá bem no alto.. quando o vejo a desaparecer no horizonte um primeiro reflexo que sinto é a decepção. É um sentimento que já não sentia à tanto tempo, talvez mais de 3 anos que não o sentia.  É um sentimento estranho e que não sei lidar com ele. Não estou zangado, não sinto nada de mau, não odeio ninguém; apenas vivo com este peso da tristeza da decepção. Acredito que a razão de essa decepção não passar de uma tristeza é que eu sei que o sol voltará a nascer amanhã  e bem mais forte e quente. O que eu devia ter feito era preparar-me para a noite em vez de simplesmente esperar...


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.