sexta-feira, 15 de novembro de 2013

O Amor segundo as Escrituras


Escrevi este texto durante as minhas férias.. Espero que vos seja tão proveitoso como foi o estudo que fiz para o escrever :)

----

Paulo ensinou que entre "Fé, esperança e o Amor (..) o maior [deles] é o Amor" (Corintios 13:13). A Fé, a esperança e o Amor são a base de todo o Plano de Felicidade. Sem estas três coisas, ou melhor, se falta apenas uma delas então o nosso progresso não será favorável.
Gosto muito do capitulo 13 de I Corintios, pois ensina muito sobre o Amor e a importância deste maravilhoso sentimento nas nossas vidas. Do versículo 13:1 até ao 13:3, Paulo ilustra a importância do Amor. ele ensina que:
mesmo que tenhamos a Fé para mover montes;
mesmo que tivesse dons de profecia ou de línguas;
mesmo que soubesse todos os mistérios e toda a ciência;
mesmo que se doasse toda a fortuna aos pobres..
Se tudo isso fosse feito sem Amor então nada disto nos traria proveito algum. É de observar que todas as estas coisas que referi atrás, trazem benefícios a quem as recebe mas, se o fizermos sem Amor, somos nós que não aproveitamos, ou seja, não iremos receber as bênçãos associadas a essas acções. 
Paulo continua a falar sobre o Amor nos versículos 13:4-8, com uma lista das características do Amor:

-"O Amor é sofredor, é benigno" - O Amor não faz sofrer. O mundo e os poetas ensinam que a Amor é dor mas isso não é verdade. O Amor é alegria, é felicidade;
-"O amor não é invejoso" - Quem Ama ao próximo e a si mesmo não deseja o que não é seu;
-"o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece" - quem Ama não deixa que a preguiça e o ócio o afaste daqueles que necessitam da sua ajuda e apoio;
-"..não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal" -  quem Ama trata os outros, e a si mesmo, com respeito. Quem ama esquece de si mesmo e seu orgulho e foca as suas energias em quem o rodeia. Quem Ama não julga os outros;
-"não folga com a injustiça mas folga com a verdade" - quem ama será justo em todos os contextos em que se encontre. Quem tem amor no seu coração será sempre honesto;
-"..tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta" 
-"O Amor nunca falha (..)" (I corintios 13:4-8)

Pode ser muito difícil ser perfeito em todas estas características mas nós devemos tentar ser mais amorosos a cada dia que passa. Provérbios 17:17 ensina: "Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angustia nasce o irmão", ao amar quem nos rodeia nós os iremos elevar e ajudar a suportar todas as coisas e, quando chegar a hora da nossa angústia, eles também nos irão elevar. Jesus Cristo acrescenta que devemos nos esforçar a Amar nossos inimigos - "Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei o bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. Sede, pois, misericordiosos como também vosso Pai é misericordioso" ( Lucas 6:35-36)

O Rei Benjamim, em seu maravilhoso discurso, ensinou: "Ensiná-los-eis [vossos filhos], porém, a andarem nos caminhos da verdade e da sobriedade; ensiná-los-eis a amarem-se uns aos outros e a servirem-se uns aos outros" (Mosias 4:15). É algo que devemos ter em mente, o Amor deve ser ensinado a nossos filhos logo desde pequeninos; só assim eles serão bem fortes e Amorosos com quem os rodeia. 
Alma ensinou o seu povo sobre como se poderiam ser chamados de Deus, ele disse que eles "[Não deviam contender] entre si, mas que olhassem para a frente com um único fito, tendo uma fé e um baptismo; tendo os corações entrelaçados em unidade e amor uns para com os outros." (Mosias 18: 21-22). O Amor é, realmente, a base de todas as coisas e também é a base de todos os actos e acções do nosso Pai Celestial. "Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o Pai ao filho a quem quer bem" (Provérbios 3-12). Todas as acções d'Ele foram feitas por Amor a todos nós. No evangelho segundo João podemos ler o seguinte ensinamento do Salvador:
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida Eterna."(João 3:16). Ele veio para nos salvar e Ele faz tudo isso por Amor a nós e, o Pai, nos receberá de braços abertos, mesmo depois de nos termos afastado d'Ele devido a nossos pecados e transgressões; e ele faz tudo isso porque nos Ama. 

O Senhor nos deu o maior dos mandamentos - "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua Alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento" (Marcos 12:30). Quando seguimos este mandamento nós teremos todas as condições para receber todas as bênçãos que o Pai tem guardadas para nós. Mas, como demonstrar nosso Amor pelo Pai e pelo Filho? Jesus Cristo responde desta simples forma: "se me amais, guardai os meus mandamentos" e continua "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me Ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele" (João 14:15, 21).
Se desejarmos Amar o Pai então devemos seguir o exemplo do Filho e cumprir os mandamentos. O Amor tem de ser demonstrado com acções ou não é um Amor verdadeiro.. será apenas uma palavra.

As escrituras também ensinam que "No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temos tem consigo a pena e o que teme não é perfeito em Amor" ( I João 4:18). Aqui, a palavra temer está relacionada com medo. Quem ama não tem medo de o demonstrar;  se amamos a Deus, então não temeremos ao cumprir os Seus mandamentos.
Nós apenas somos capazes de Amar se o nosso coração estiver aberto e limpo. Alma, em Alma 38:12, ensina a respeito disso - "(..) faze também com que todas as tuas paixões sejam dominadas, para que te enchas de amor..". Se o nosso coração está ocupado com as coisas do mundo e com as paixões do mundo então não haverá espaço para o Amor. A exortação feita a Emma Smith (esposa do Profeta Joseph Smith) é válida para todos nós - "e em verdade eu te digo que deverás deixar as coisas deste mundo e buscar as coisas de um melhor" (D&C 25:10). Devemos deixar de nos apegar à velha babilónia, ás riquezas do mundo; ao materialismo e ao consumismo em que vivemos nos dias de hoje. Se desejámos Amar então devemos estar dispostos a largar tudo o que é supérfluo; deixar todas as nossas paixões e abraçar a grande bênção que é o Amor que o Pai Celestial tem para todos nós. 

----

Muitas mais coisas poderiam ser escritas sobre o Amor segundo as escrituras Sagradas mas eu ainda não sei todas as coisas e, também, ainda estou a aprender à medida que vou lendo e experimentando com o evangelho. Um dia talvez consiga desenvolver isto ainda mais!



Lista de Referências:
Bíblia Sagrada
I Corintios: 13:13; 13:1-8
Provérbios: 17:17; 3:12  
Lucas: 6:35-36
João: 3:16; 14:15; 14:21
Marcos: 12:30
I João: 4:18

Livro de Mórmon e D&C
Mosias: 4:15; 18:21-22
Alma: 38:12
D&C: 25:10

2 comentários:

  1. Amigo, voce deveria alterar o título de seu post.

    Voce não diz o que é o amor segundo as Escrituras.

    Voce inclusive diz que ele é "O Amor é alegria, é felicidade".

    Quando for expor sobre um conceito bíblico, defina-o.

    Vim até em busca do conceito do amor de Deus... o que propõe o título, mas nada encontrei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulo Brasil, desde já obrigado pela sua visita.
      No entanto, discordo com o seu comentário. O texto inclui inumeras passagens da própria Biblia, incluindo própria definição dada pelo Apostolo Paulo (I corintios) sobre o que é o Amor (sinónimo de caridade). Este é apenas um exemplo. Todo o texto está baseado em passagens da Biblia.
      POr outro lado gostava de clarificar que este texto (como outros que escrevi) não são estudos lógicos de conceitos bilbicos mas, sim, textos que nascem da minha experiencia e fundamentados em passagens das Sagradas Escrituras. Desejei criar algo mais do que uma simples definição de dicionário.

      Eliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.