domingo, 23 de março de 2014

A História do homem rico


E eis que; aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a Vida Eterna?
E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;
Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?
Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.
E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.
(Mateus 19:16-22)


Acho que muitos conhecerão, mesmo que por alto, a história deste jovem rico; aliás, acho que todos conhecem esta frase que vem logo a seguir : "...é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus" (Mateus 19:24). Ao contrário do que muitos pensam, esta história não ensina que os ricos não herdarão o reino dos Céus apenas por serem ricos. Garanto-vos que muitos ricos entrarão no reino dos céus e muitos pobres irão ficar às portas. O que esta história me ensinou é o que hoje desejo transmitir com este texto.

Em algum ponto das nossas vidas já aconteceu aquele momento em que pensamos que mais falta  eu fazer? Eu cumpro os mandamentos, eu vou à igreja, eu ajudo quem me pede ajuda, eu faço a minha parte - o que me falta fazer dado eu já fazer tudo? 
Jesus Cristo, quando foi abordado por este homem, sabia exactamente o que o jovem fazia e os problemas que ele tinha; no entanto ele deixou o jovem responder às perguntas. O Salvador começou por dizer que para entrar no reino de Deus é preciso cumprir os mandamentos. O jovem em vez de responder que cumpria os mandamentos ele fez uma pergunta diferente - Quais? Ele claramente sabia os mandamentos da lei Judaica pois era rico e instruído, no entanto, ele perguntou quais os mandamentos que ele tinha de cumprir para entrar no reino dos Céus. Isto é algo que nós também temos a tendência de fazer. Nós sabemos Sempre quando falta algo ou quando não cumprimos algo mas sempre que nos perguntam se cumprimos os mandamentos nós perguntamos quais? para ver se aquele no qual nós falhamos não é mencionado; caso não seja mencionado então não temos a necessidade de confessar ou sentir culpa.

O jovem cumpria os mandamentos e era, na sua essência, uma boa pessoa, e Jesus Cristo sabia isso muito bem. Ele sabia que este jovem rico cumpria os mandamentos, que amava quem o rodeava, que honrava os pais, que era incapaz de matar alguém  ou de cometer adultério. Apesar disto, este jovem tinha um problema - quando Jesus Cristo lhe disse que para ser perfeito ele teria de largar tudo, dar aos pobres, e seguir o Salvador, o jovem baixou a cabeça em vergonha e tristeza e saiu da presença do Senhor. Este jovem estava preso às riquezas do mundo - não era livre e, por isso, não poderia herdar o Reino dos Céus. 

Agora o erro comum começa nesta última parte. A generalidade das pessoas pensa que isto é problema de ricos mas é, de facto, um problema comum a todos nós. Todos temos algo que nos prende e impede de seguir o Salvador quando Ele nos chama. As desculpas são incontáveis:
- Não posso ir à igreja porque é muito cedo e, no Domingo, eu gosto é de dormir;
- Não posso visitar quem precisa porque hoje estou muito cansado do trabalho;
- Não posso cumprir a lei do Dizimo porque este mês foi "complicado";
- Não posso cumprir a lei da Castidade porque desejo ter relações sexuais com a minha namorada antes de casar e o Amor basta;
- Não irei ser baptizado porque isso irá exigir que eu deixe de fumar/de beber/de usar drogas, e isso é algo muito difícil para mim;
- Não irei viver o Evangelho de Jesus Cristo porque ele exige sacrifício e há religiões que não exigem tanto..;
- Não irei numa missão de tempo integral porque tenho uma carreira de sucesso e iria perder dois anos da minha vida e esta oportunidade;
- Não irei pedir perdão porque eu é que tenho razão!;
- Não irei perdoar porque isso implicaria dar a razão!;
- Não irei ler as escrituras porque estou cansado..;
- Não irei dar uma esmola a um pobre porque eu nem para mim tenho!;
- Não... não.. não..

Estes são pequenos exemplos das coisas que dizemos a nós próprios para negar seguir a Jesus Cristo. Preferimos as coisas imediatas do mundo do que a garantia de Vida Eterna. Eu vejo os prazeres do mundo como vejo a minha relação com o chocolate. Eu gosto muito de chocolate mas, em demasia, faz com que a minha cabeça comece a doer muito. Apesar de saber que irá doer eu arrisco e como um chocolate. Eu podia comer aos poucos - um quadradinho agora, um daqui a pouco - e assim iria ter esse pequeno prazer prolongado no tempo mas eu quero esse prazer todo agora e, então, irei comer o chocolate todo! O prazer durou apenas o tempo que durou o chocolate e a minha cabeça começa a doer. Eu ignorei os avisos e desejei ter aquilo que me iria fazer mal (da forma que me faz ainda pior) quando nós sabemos que na vida tudo que é bom é dado linha sobre linha, preceito sobre preceito

As coisas do mundo podem ser, e são, agradáveis à vista e isso faz com que nós desejemos tudo e agora. O Reino dos Céus exige algo mais de nós, exige que nós deixemos de ser do mundo e passemos a apenas estar no mundo, vivendo uma Lei que é Celestial. Quando nós vivemos o Evangelho nós estamos verdadeiramente livres das amarras e enganos do mundo. Deixamos de ser enganados pelo engodo agradável à vista, que nos faz arriscar a nossa salvação em troca de simples momentos de prazer. É assim que um pescador apanha um peixe e é assim que o mundo nos amarra e nos leva em cativeiro - não é com coisas desagradáveis mas com coisas agradáveis à vista. 

Testifico que, ao viver o Evangelho, os meus olhos se abriram e eu vi o quanto eu vivi enganado e o quanto o mundo anda enganado. João 8:32 ensina que ..conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará, e não há nada mais maravilhoso do que olhar os Céus e ver as portas se abrirem e as bênçãos a serem derramadas sobre nós, tudo porque um dia, depois de muito tempo de luta como a do jovem rico, o Salvador disse - vem e segue-me, e eu simplesmente o segui.. 

Quando nós o seguimos e fazemos as coisas que o vimos fazer então, ricos ou pobres, entraremos no Reino dos Céus. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.