terça-feira, 1 de abril de 2014

A Igreja de Jesus Cristo - A Doutrina


Depois do primeiro texto sobre a Organização d'A Igreja de Jesus Cristo irei agora debruçar-me sobre o alicerce da doutrina e ensinamentos da Igreja, quando esta foi criada por Jesus Cristo no meridiano dos tempos (descrita de forma mais detalhada no Novo Testamento). 

As Escrituras ensinam coisas maravilhosas sobre o nosso propósito nesta terra.. nesta vida. Ao ler a Bíblia Sagrada, o Livro de Mórmon, Doutrina e Convénios e a Pérola de Grande Valor, ganhamos um conhecimento sem par sobre as três questões fundamentais e que todos os filósofos, cientistas e poetas tentam responder: De onde viemos, qual o nosso propósito e para onde vamos depois desta vida. As escrituras oferecem essa resposta de uma forma gratuita e o Santo Espírito testifica sobre a sua veracidade a todos os que orarem a pedir Sabedoria: 
"Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.
Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento." (Tiago 1:5-6)

Com esta Verdade eu começo este texto - Se temos falta de sabedoria, se desejamos saber a verdade das coisas, se desejamos saber qual o caminho a percorrer então devemos perguntar, com Fé e sem duvidar, a Deus e prometo que recebem resposta. Poderá não ser a resposta que querem ouvir mas certamente será a resposta que precisam de ouvir. 

Esta parte será escrita sobre a forma de perguntas e respostas. As perguntas são dúvidas que acompanham muitos de nós e as respostas serão dadas segundos os ensinamentos das Sagradas Escrituras. 

- Deus é apenas um Espírito, ou Ele também tem um corpo de carne e ossos?
Aqui está algo que cria muita confusão. Muitos crêem que Deus é algo inatingível, algo inimaginável; um espírito sem forma e que habita em todas as coisas, que é todas as coisas. Não é isso que Jesus Cristo ensinou.
Em Hebreus somos ensinados que Jesus Cristo é a "expressa imagem da sua pessoa" (Hebreus 1:3), estando Paulo a referir-se a Deus quando ensinava os Hebreus. Jesus Cristo, quando ressurrecto, não era apenas um Espírito mas sim um ser de carne e ossos glorificado: "Vede minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho" (Lucas 24:39).  Nos versículos seguintes, e para continuar a provar que o Seu corpo era de carne e ossos, apesar de perfeito e glorificado, o Salvador pediu comida e comeu em frente a seus discípulos. Com este corpo de carne e ossos, o Salvador ascendeu aos Céus (Atos 1:9), onde está sentado à direita do Pai, e o Pai tem, ele próprio, um corpo de carne e ossos, perfeito e glorificado (reler Hebreus 1:3). 
Esta foi uma verdade perdida que ainda custa a muitos acreditar. No entanto, o Salvador, através de seu Profeta - Joseph Smith, restaurou essa verdade "O Pai tem um corpo de carne e ossos tão tangível como o do homem; o Filho também" (D&C 130:22). Este ensinamento em D&C não é novo mas sim uma restauração de algo que Jesus Cristo ensinou a seus discípulos e que eles próprios ensinaram em suas epistolas aos santos da época. 

- Deus o Pai, e Jesus Cristo, seu Filho, são a mesma pessoa, como é ensinado por grande parte do mundo cristão, ou são dois seres distintos?
Esta é também uma pergunta que gera confusão. Eu cresci numa religião que ensina exactamente isto - O Pai e o Filho são a mesma pessoa. Este engano vai contra o que é ensinado nas escrituras e vai principalmente contra o que foi ensinado pelo próprio Jesus Cristo, durante o seu ministério. O Salvador, sobre essa mesma questão, falou aos Judeus:
"Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.
Porque o Pai ama o Filho, e mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis."(João 5:19-20)

Jesus Cristo ensina que o que ele faz é derivado do que Ele viu o próprio Pai fazer. Se Ele viu o Pai fazer algo como pode Ele e o Pai ser a mesma pessoa? No Jardim do Getsemani, quando o Senhor sofria dores agoniantes devido a nossas transgressões, ele orou ao Pai e disse "Não se faça a minha vontade, mas a tua"(Lucas 22:42). Já na cruz, o Salvador volta a orar e diz: "Deus meus, Deus meu, por que me desamparaste?" (Marcos 15:34)
Quando Joseph Smith orou a Deus, ele teve das visões mais maravilhosas aprendendo, por si mesmo, a verdade há muito perdida:
"..vi um pilar de luz acima de minha cabeça, mais brilhante que o sol, que descia gradualmente sobre mim. Assim que apareceu, senti-me livre do inimigo que me sujeitava. Quando a luz pousou sobre mim, vi dois Personagens cujo esplendor e glória desafiam qualquer descrição, pairando no ar, acima de mim. Um deles falou-me, chamando-me pelo nome, e disse, apontando para o outro: Este é Meu Filho Amado. Ouve-O!" (Joseph Smith História 1:16-17)

Deus o Pai, e seu Filho, são um em propósito - a sua missão é ".. Levar a efeito a imortalidade e vida eterna do homem"(Moisés 1:39) e Eles pensam e actuam para atingir o mesmo fim, no entanto, têm personalidades diferentes e são pessoas diferentes. Quando homem e mulher se casam e são selados, eles também se tornam um em um propósito, ou assim deve ser. Ser um significa que vão agir em uníssono, caminhando no mesmo sentido. 

-O que nos é ensinado sobre aqueles que nunca tiveram a oportunidade de ouvir o Evangelho de Jesus Cristo enquanto estavam na Terra?
Esta questão afecta biliões de pessoas que viveram em todas as épocas e que ainda irão viver. Deus é um Pai justo; como poderia Ele Salvar uns poucos eleitos e os outros ficariam esquecidos devido à sua ignorância sobre os preceitos de Deus? Pedro ensinou: "porque por isto foi pregado o evangelho também aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus em espírito" (I Pedro 4:6). O que Pedro nos ensina é que quem não teve a oportunidade de ouvir o evangelho aqui terá essa oportunidade depois. Essas pessoas que já partiram terão, como nós, a liberdade para escolher se aceitam ou não seguir o caminho de Deus. Esta doutrina foi perdida devido a séculos de apostasia e hoje é, de novo, restaurada. É algo maravilhoso saber que nossos antepassados e entes queridos que já partiram, podem conhecer a verdade que nós conhecemos e serem Salvos. 

-Há três céus (reinos de glória) ou apenas um céu? 
Durante séculos o mundo cristão ensinou que existe apenas um céu e um inferno mas o que nos ensinam as Escrituras? Confesso que isto será novo para quem lê estas coisas. Paulo, apostolo do Senhor, ensinou:
"E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres.
Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela. "(I Coríntios 15:40-41)

Posteriormente Paulo confirma essa verdade quando fala de uma visão de um homem que "foi arrebatado ao terceiro céu" (II Corintios 12:2). Como pode haver um terceiro céu se não houvesse um segundo ou primeiro? O Reino de Glória Celestial, glória do sol, é a estado em que Deus vive. Todos nós podemos ser como Deus é (convido a ler este texto: A Nossa Identidade). Se nós somos capazes de viver uma lei celestial, isto é, se vivemos o Evangelho, se seguimos os passos do Salvador e fazemos o que vimos ele fazer, então estaremos com Ele, com o Pai e com nossas famílias, para a Eternidade. O que me leva para a última questão:

-O casamento continua por toda a eternidade ou termina com a morte?
Muitos são casados até que a morte os separe, outros casam-se até que eles próprios se separem, no entanto, a ordenança do casamento foi criado com um propósito Eterno. Em Mateus 18:18 podemos ler que tudo que os Apóstolos ligassem na terra seria ligado nos céus, e isso inclui cada bênção, cada ordenança e o casamento é uma das ordenanças. Paulo advertiu que "nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor"(I corintios 11:11),  o que significa que o ideal é que homem  e a mulher sejam ligados para sempre na presença de Deus; Homem e mulher devem ser "co-herdeiros da graça da vida"(I Pedro 3:7) e não individualmente. O caminho deve ser trilhado a dois para chegarem juntos à Vida Eterna. Por isso a escolha de um companheiro é das escolhas que devemos fazer com o melhor dos cuidados. Devemos nos unir a quem amámos e a quem nos ama. Devemos nos unir a quem vemos uma vida vivida segundo os padrões e ensinamentos de Deus, uma vida onde os dois irão caminhar no mesmo sentido, rumo à vida Eterna. Esta é a verdade ensinada por Jesus Cristo e ensinada na Igreja de Jesus Cristo hoje.


Meus amigos, "conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"(João 8:32). As perguntas que coloquei são apenas exemplos de ensinamentos perdidos, ou distorcidos, que foram restaurados nos dias de hoje e disto humildemente vos testifico e vos deixo em nome de Jesus Cristo. Amém.

--
Na quinta-feira irei colocar a terceira parte sobre o alicerce das ordenanças.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.