quarta-feira, 30 de abril de 2014

Quando a música muda..


A música é uma parte importante na minha vida. Não há dia que não passe sem ouvir pelo menos uma música mas não é dos meus gostos musicais que desejo escrever. 

Uma música. como um texto, é constituída por várias frases e cada frase contém, também, várias partes. Por exemplo, numa música escrita para piano nós temos uma melodia e temos o acompanhamento. Numa música de orquestra, já temos mais partes, pois cada instrumento irá ter a sua parte na frase; uns irão dar  a melodia, outros irão acompanhar e outros irão tocar uma outra parte que irá fazer sobressair a melodia ou até a próxima frase. 
Na nossa vida é mais ou menos o mesmo processo. Ela é constituída por várias frases e, em cada frase, tocam vários instrumentos além do nós. Como na música, o tempo pode mudar e nós podemos andar mais rápido ou mais lentamente; podemos ver a nossa vida a sofrer um crescendo ou um diminuendo, quando estamos num momento mais excitante ou não; podemos até ter fases da nossa vida a serem repetidas algumas vezes no decurso desta música

Eu toco piano e noto que há mudanças numa música que são difíceis acompanhar ou nos adaptarmos - tal e qual como na nossa vida. Quando toco piano e estou a tocar algo com o qual me sinto confortável, noto que as próprias mãos já o fazem de forma automática mas, quando a dinâmica muda, então existe uma grande probabilidade de eu me enganar caso não esteja atento/preparado. Na vida é igual, por vezes estamos tão confortáveis com a nossa situação que quando algo muda a dinâmica então nós nos perdemos, caímos, sentimos desconfortáveis. Podemos achar que essa mudança de dinâmica é má mas quem nunca ouviu a 9ª Sinfonia de Beethoven e não gosta das mudanças de dinâmica, dos seus crescendo e diminuendo, das surpresas que até nos fazem saltar da cadeira quando ouvimos. Uma música que não tem mudanças é uma música chata, sem sal, algo que nos irá fazer cansar os ouvidos ao fim de alguns minutos. 

Quando cheguei de Madrid, e agora depois de pensar mais sobre o assunto, comecei a notar uma mudança na música que é a minha vida. Não sei se é o acompanhamento que está a mudar a dinâmica, não sei se são novos instrumentos a entrar, mas algo eu sei, parte dessa mudança está a partir de dentro de mim pois já passou muito tempo desde que me senti assim - como se tivesse um peso no coração a prevenir-me para algo. Não que seja algo mau, pois a ultima vez que senti algo assim não foi nada de mau, aliás, até foi algo de bom - foi nos dias/semanas anteriores a conhecer as missionárias. Apesar dessa experiência, a mudança é algo que me preocupa pois eu não sei o que aí vem. Na altura tinha uma ideia do caminho que seria mas hoje não sei nada, não vejo nada para além de 1-2 passos à minha frente. Eu sei que a melodia vai mudar mas não sei quando, não sei se vai crescer, se vai diminuir, se irá ficar mais rápida ou lenta, se vão entrar novos instrumentos ou sair.. apenas sei que algo vai mudar e apenas espero que eu esteja à altura da mudança e me consiga adaptar. 

Não sei o que virá nem quando virá mas o sentimento é semelhante ao que sentimos quando notamos o perfume a chuva no ar e sabemos que brevemente irá chover - mas só temos a certeza quando as primeiras gotas começam a cair.. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.