terça-feira, 24 de junho de 2014

Genealogia - História da Família


"(..)Pois, nós, sem eles, não podemos ser aperfeiçoados; nem podem eles, sem nós, ser aperfeiçoados" (D&C 128:18)

Antes de começar a falar sobre genealogia vou deixa uma outra citação, desta vez do Elder Boyd K. Parker:

“Nenhum trabalho dá mais proteção para a Igreja do que as ordenanças do Templo e a pesquisa genealógica que as sustem. Nenhum trabalho é tão purificador. Nenhum trabalho nos confere mais poder. Nenhum trabalho exige um padrão de retidão mais elevado.”

Acho que esta citação é maravilhosa - realmente não há trabalho mais purificador, que nos confere mais poder e que nos exige uma maior dignidade do que o trabalho de genealogia e as ordenanças do Templo. 

Comecei a fazer a minha genealogia à uns bons tempos atrás mas apenas recentemente me dediquei mais a ela. No Templo ainda não tive a oportunidade de realizar nenhuma ordenança em favor de um antepassado meu mas já realizei algumas pelos antepassados de outras pessoas e é maravilhoso o que sentimos, o que aprendemos e a alegria e paz que enche o nosso coração durante e no final das ordenanças. 
A minha árvore ainda está muito incompleta e desequilibrada; por exemplo, o lado do meu pai está vazio mas do lado da minha avó materna eu já tenho informação até à 7-8ª geração ( ano de ~1750 sensivelmente, mas este trabalho não foi todo realizado por mim). Ao olhar para a minha árvore, e para o trabalho que ainda tenho de fazer, sou capaz de aprender muito mais sobre as minhas origens, sobre a história dos meus antepassados, sobre o que eles faziam (alguns registos dizem a profissão que tinham). Nós devemos muito aos nossos antepassados e sem eles nós não podemos ser aperfeiçoados e nem eles o podem sem nós. Nós somos o seu legado e é através de nós, seus descendentes, que eles podem ser salvos através do nosso trabalho no Templo em seu favor. 

O trabalho da história da família também nos dá a oportunidade para partilhar o que acreditamos com os nossos familiares; dá-nos a oportunidade para  ouvir as suas histórias e conhecer um pouco mais sobre as nossas origens. Hoje em dia perdemos muito pouco tempo a conversar uns com os outros, principalmente com os nossos avós e bisavós. O trabalho da genealogia é uma excelente oportunidade para ir ter com os nossos, sentar e falar horas a fio sobre a nossa família e a nossa história. Eles anseiam pela nossa companhia, a companhia dos seus filhos, netos e bisnetos; podemos aprender tanto com eles e eles ganham tanta paz e amor com a nossa companhia e atenção. 

“Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR; E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição.” (Malaquias 4:5-6)

O profeta Malaquias (do velho Testamento) profetizou algo maravilhoso diretamente relacionado com o trabalho da genealogia - o coração dos filhos será ligado aos pais e o coração dos pais será ligado a seus filhos. O nosso coração é realmente ligado aos nossos antepassados quando realizamos este trabalho missionário que é a genealogia. O nosso coração fica Selado a eles para toda a Eternidade. 


“Tenho certeza de que se nosso povo frequentasse o templo com mais assiduidade, haveria bem menos egoísmo em sua vida. Haveria menos ausência de amor em seu relacionamento. Haveria mais fidelidade entre marido e esposa. Haveria mais amor, paz e felicidade no lar de nosso povo. Cresceria na mente dos santos dos últimos dias a consciência de seu relacionamento com Deus, nosso Pai Eterno, e da necessidade de trabalharmos mais arduamente para vivermos como filhos e filhas de Deus.” 
(Pres. Gordon B. Hinckley - 1984)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.